CliReg - Centro clínico de Reguengos
“sorria para o seu espelho, o seus dias vão começar mais positivos e esse será o inicio de uma mudança na sua vida.“
(Yoko Ono)
Cardiologia
Neurocirurgia
Otorrinolaringologia
Medicina Geral e Familiar
Psiquiatria
Psicologia
Nutrição
Terapia da Fala
Osteopatia, Posturologia, Kinesiologia
Acupuntura e Med. Tradicional Chinesa
Podologia
Análises Clínicas
Exames de Diagnóstico
Medicina Dentária e tratamentos
A Podologia tem como objetivo o diagnóstico e terapêutica das patologias ou alterações que afetem o pé, sendo o Podologista o profissional de saúde habilitado para realizar a insvestigação, diagnóstico e tratamentos das patologias do pé e as suas repercussões no organismo humano.
Os métodos de avaliação do pé podem ser estáticos e dinâmicos e podem avaliar, prevenir ou tratar de problemas do pé em crianças, adultos, seniores e desportistas.
Algumas das situações de risco associadas a doenças onde a Podologia pode intervir:
– Pé diabético;
– Pé neurológico;
– Pé vascular.
Algumas das principais doenças dos pés incluem:
– Fungos nas unhas (Onicomicose): Uma infecção fúngica que afeta as unhas dos pés, causando descoloração, espessamento e descamação.
– Calos e calosidades: Espessamentos da pele devido à pressão contínua ou atrito, muitas vezes causados por sapatos inadequados.
– Pé de atleta (Tinea pedis): Infecção fúngica que afeta a pele entre os dedos, causando coceira, vermelhidão e descamação.
– Fascite plantar: Inflamação da fáscia plantar, a faixa de tecido que conecta o calcanhar aos dedos, resultando em dor no calcanhar.
– Esporão de calcâneo: Formação de osso extra no calcanhar, frequentemente associada à fascite plantar e causando dor no calcanhar.
– Joanetes (Hallux valgus): Deformidade óssea na base do dedão do pé, que pode ser dolorosa e causar dificuldades ao caminhar.
– Neuroma de Morton: Espessamento do tecido ao redor dos nervos entre os dedos, levando a dor, formigamento e sensação de queimadura.
– Unha encravada: Uma condição em que a borda da unha cresce para dentro da pele, causando dor, inflamação e infecção.
– Pé diabético: Complicação relacionada ao diabetes que pode causar danos aos nervos (neuropatia) e problemas de circulação nos pés, aumentando o risco de infecções e úlceras.
– Gota: Condição metabólica que pode causar o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, incluindo as dos pés, levando a ataques de dor súbita e inflamação.
É importante consultar um podólogo, para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado se estiver com algum problema nos pés. Além disso, com um auto-exame regular, a escolha de calçados adequados e a prática de higiene adequada, podem ajudar a prevenir muitas dessas condições.