CliReg - Centro clínico de Reguengos

sorria para o seu espelho, o seus dias vão começar mais positivos e esse será o inicio de uma mudança na sua vida.

(Yoko Ono)

ligue para nós
Especialidades Médicas e tratamentos

Cardiologia

Neurocirurgia

Otorrinolaringologia

Medicina Geral e Familiar

Psiquiatria

Psicologia

Nutrição

Terapia da Fala

Análises Clínicas

Exames de Diagnóstico

Medicina Dentária e tratamentos

Na CliReg, Centro Clínico de Reguengos temos à sua disposição meios de exame de diagnóstico de forma a auxiliar no exame clínico de cada situação de Medicina Dentária ou outra Especialidade Médica.
Os meios de diagnóstico auxiliar disponíveis são:
– Eletrocardiograma;
– Ortopantomografia;
– Teleradiografia;

O eletrocardiograma (ECG) é realizado com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame simples, usado em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista. O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.
O ECG é muito utilizado para detetar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente.
O cardiologista interpreta as ondas do gráfico, identificando marcadores como cadência e frequência do coração. O ritmo considerado normal é entre 60 e 100 batimentos por minutos, mas há outros mas há outros parâmetros contemplados pelo eletrocardiograma, como o tamanho e a duração das ondas em cada segmento.

A Imagiologia-Radiologia é um excelente meio auxiliar de diagnóstico que contribui de forma muito importante para os sucessos da medicina dentária como por exemplo para área da implantologia. Estes novos métodos radiológicos associados a um cuidadoso exame clínico são decisivos para um correto diagnóstico e planificação do tratamento a realizar.

Os métodos aplicados à Implantologia oral no âmbito da radiologia são a ortopantomografia e a tomografia axial computorizada (TAC). Podem ainda ser utilizadas as radiografias intraorais e as telerradiografias laterais do crânio.

Radiografia intraoral
Estas radiografias são também designadas de peri apicais. Permitem a avaliação do osso alveolar e da dentição. Fornece imagens a duas dimensões. As radiografias peri apicais são de dimensões reduzidas e por isso não conseguem fornecer imagens dos maxilares. A vantagem de estas radiografias são o facto de fornecerem com elevada nitidez e alta resolução áreas concretas de estudo, antes, durante e após cirurgia. São muito utilizadas em todo o tipo de tratamentos dentários, desvitalização, restaurações, ortodontia.

Ortopantomografia
É vulgarmente designada de radiografia panorâmica. Apresenta imagens bidimensionais de superfícies curvas do maxilar superior e mandíbula. A sua execução é rápida e simples feita num aparelho denominado de ortopantomografo. A ortopantomografia permite visualizar todas as estruturas dento-alveolares. Através da ortopantomografia é possível analisar estruturas anatómicas importantes como o seio maxilar e o trajeto dos nervos dentário inferior.
Com estas radiografias são possíveis de fazer medições precisas para posteriormente se introduzirem implantes dentários ou realizar tratamentos orais. As ortopantomografias são consideradas o exame radiológico standard na planificação de implantes dentários e reabilitação do maxilar inferior.

Telerradiografia
A teleradiografia é indicada para avaliação do padrão dento-esquelético facial; crescimento do crânio e face pela sobreposição de traçados; planeamento de tratamento ortodôntico; avaliação dos casos tratados e observação das modificações morfológicas que ocorrem na face pela influência do tratamento ortodôntico ou ortopédico.

Em parceria com a synlab, realizamos análises clínicas

Na CliReg, Centro Clínico de Reguengos realizamos análises clínicas ou teste para covid-19, com todo o rigor e segurança. Fale connosco ou agende online o seu pedido para recolha de análises clínicas.

A odontopediatria e a saúde do seu filho...

O acompanhamento regular previne situações mais complexas e permite realizar tratamentos preventivos. Este acompanhamento é fundamental para que a criança tenha uma boa saúde oral em toda a sua vida.